Fonoteca Municipal do PortoFMP
28.07.2022
Sampling e Library Music: Manual de Boas Práticas
Fechámos o Marlow Digs na Fonoteca Municipal do Porto, entregue à coleção de Library Music e à responsabilidade de nos explicar qual a utilidade de registos de discográficas como a Music De Wolfe e a Bruton, e de desmistificar esse bicho de sete cabeças que é o sampling.
07.07.2022
Vira o disco e não toca o mesmo: Inês Abreu
Convidámos uma das mais ativistas e reivindicativas prescritoras para vir à Fonoteca Municipal do Porto conversar connosco sobre música e vinil, claro, mas também e sobretudo sobre género, política e educação musical.
26.05.2022
As sensações pop das mulheres dos anos 80
Numa altura em que ainda lutamos pela igualdade e equidade entre géneros, convidamos a Patrícia Fernandes, conhecida pelo seu podcast Som de Lavanda, para celebrar o passado musical das mulheres em Portugal. Partindo dos discos da coleção da Fonoteca Municipal do Porto, exploramos algumas artistas portuguesas e a sua história pela música pop dos anos 1980.
29.04.2022
A bossa nova entre os dois lados do Atlântico
Partindo da sua génese no Rio de Janeiro e dos discos da coleção municipal, analisamos o fenómeno global e de modernidade que constituiu a exportação da bossa nova, mais concretamente no caso particular português
23.03.2022
Vira o disco e não toca o mesmo: Carlos Maria Trindade
Tendo como ponto de partida um dos discos mais valiosos da coleção da FMP — Mr. Wollogallu —, estivemos à conversa com Carlos Maria Trindade, um dos seus protagonistas, sobre percursos, influências e a música como caminho e fim.
22.12.2021
Coleção à descoberta: Estrangeirismos
A internacionalização da música portuguesa é há muito uma questão, e se hoje em dia há vários tipos de ferramentas que a facilitam, nem sempre foi assim. Neste capítulo da rubrica “Coleção à descoberta” os Brandos Costumes exploram alguns casos da ligação da música nacional ao estrangeiro na era pré-Internet, sempre com a noção de que essa ligação não é necessariamente igual a digressões internacionais. Falamos de produtores que se apaixonaram pela música portuguesa, de paixões de países específicos por bandas particulares, ou de êxitos de pistas de dança além-fronteiras.