Coleção à descoberta: Estrangeirismos - Fonoteca Municipal do Porto

Fonoteca Municipal do PortoFMP

28.07.2022

Sampling e Library Music: Manual de Boas Práticas

Fechámos o Marlow Digs na Fonoteca Municipal do Porto, entregue à coleção de Library Music e à responsabilidade de nos explicar qual a utilidade de registos de discográficas como a Music De Wolfe e a Bruton, e de desmistificar esse bicho de sete cabeças que é o sampling.

07.07.2022

Vira o disco e não toca o mesmo: Inês Abreu

Convidámos uma das mais ativistas e reivindicativas prescritoras para vir à Fonoteca Municipal do Porto conversar connosco sobre música e vinil, claro, mas também e sobretudo sobre género, política e educação musical.

26.05.2022

As sensações pop das mulheres dos anos 80

Numa altura em que ainda lutamos pela igualdade e equidade entre géneros, convidamos a Patrícia Fernandes, conhecida pelo seu podcast Som de Lavanda, para celebrar o passado musical das mulheres em Portugal. Partindo dos discos da coleção da Fonoteca Municipal do Porto, exploramos algumas artistas portuguesas e a sua história pela música pop dos anos 1980.

29.04.2022

00:00 00:00 playpause

A bossa nova entre os dois lados do Atlântico

Partindo da sua génese no Rio de Janeiro e dos discos da coleção municipal, analisamos o fenómeno global e de modernidade que constituiu a exportação da bossa nova, mais concretamente no caso particular português