Fonoteca Municipal do PortoFMP
Os podcasts apresentados nesta secção divulgam o material que integra o arquivo sonoro da Fonoteca Municipal do Porto e estão associados às suas atividades.
07.07.2022
Vira o disco e não toca o mesmo: Inês Abreu
Convidamos uma das mais ativistas e reivindicativas prescritoras para vir à Fonoteca Municipal do Porto conversar connosco sobre música e vinil, claro, mas também e sobretudo sobre género, política e educação musical.
26.05.2022
As sensações pop das mulheres dos anos 80
Numa altura em que ainda lutamos pela igualdade e equidade entre géneros, convidamos a Patrícia Fernandes, conhecida pelo seu podcast Som de Lavanda, para celebrar o passado musical das mulheres em Portugal. Partindo dos discos da coleção da Fonoteca Municipal do Porto, exploramos algumas artistas portuguesas e a sua história pela música pop dos anos 1980.
29.04.2022
A bossa nova entre os dois lados do Atlântico
Partindo da sua génese no Rio de Janeiro e dos discos da coleção municipal, analisamos o fenómeno global e de modernidade que constituiu a exportação da bossa nova, mais concretamente no caso particular português
23.03.2022
Vira o disco e não toca o mesmo: Carlos Maria Trindade
Tendo como ponto de partida um dos discos mais valiosos da coleção da FMP — Mr. Wollogallu —, estivemos à conversa com Carlos Maria Trindade, um dos seus protagonistas, sobre percursos, influências e a música como caminho e fim.
22.12.2021
Coleção à descoberta: Estrangeirismos
A internacionalização da música portuguesa é há muito uma questão, e se hoje em dia há vários tipos de ferramentas que a facilitam, nem sempre foi assim. Neste capítulo da rubrica “Coleção à descoberta” os Brandos Costumes exploram alguns casos da ligação da música nacional ao estrangeiro na era pré-Internet, sempre com a noção de que essa ligação não é necessariamente igual a digressões internacionais. Falamos de produtores que se apaixonaram pela música portuguesa, de paixões de países específicos por bandas particulares, ou de êxitos de pistas de dança além-fronteiras.
26.11.2021
Vira o disco e não toca o mesmo: Ana Pacheco
A Pacheco é digger, DJ e utilizadora recorrente da matéria prima que preenche as estantes da Fonoteca municipal do Porto: os discos de vinil. Estivemos à conversa com ela sobre como descobre e divulga a música que mais gosta.
27.10.2021
O Festival de Jazz de Cascais de 1971
Nos 50 anos do primeiro Festival de Jazz de Cascais, a Fonoteca Municipal do Porto revisita alguns registos do arquivo sonoro da cidade daqueles que foram os protagonistas deste momento histórico da música ao vivo em Portugal.
15.09.2021
Vira o disco e não toca o mesmo: Isabel Duarte
A Fonoteca Municipal do Porto recebe a designer e investigadora Isabel Duarte para uma conversa sobre capas de discos, música e o papel das mulheres no design gráfico.
27.08.2021
Ritmo e calor: O baile que ficou por dançar
Rui Silva e o seu Instituto Fonográfico Tropical exploram um trajeto sinuoso por onze estilos musicais e três continentes que encontra o seu fio condutor na força da percussão das orquestras e das bandas de suporte. Uma seleção de temas que transpiram o calor gerado entre Câncer e Capricórnio que conseguiram chegar ao público português nas décadas de 60 e 70 do século passado.
21.07.2021
Coleção à descoberta: O mistério Claudia Benn
O Brandos Costumes volta a aliar-se à fonoteca, e vai em busca do mistério Cláudia Benn, e do disco Hasta La Vista, Baby. O mistério não se desvenda muito além da música, mas este é um episódio sobre muito mais do que isso.
01.07.2021
Paul Simon e o apartheid sul-africano
Como o álbum Graceland de Paul Simon, as suas várias latitudes sonoras e o rompimento de uma lei do apartheid sul-africano, provocaram um pequeno terremoto num país marcado por diferenças sociais e discriminação racial, com réplicas sentidas em todo o mundo.
25.05.2021
Coleção à descoberta: Nuno Rodrigues
O Brandos Costumes volta a aliar-se à fonoteca, para mais um episódio da Coleção à Descoberta. Desta vez não vamos descobrir artistas, mas sim quem os ajudou a serem como foram. Desta vez descobrimos o produtor Nuno Rodrigues. Neste episódio, conhecemos melhor a carreira de um homem que trabalhou com gente desde Banda do Casaco, a Concha, passando pelos UHF.
28.04.2021
Hideki Saijo, o hino do Manchester City e o assobiador sueco
Como a voz de um galã japonês misteriosamente editado em Portugal durante os anos 70 serve de leitmotif para destapar algumas das apostas mais bizarras da RCA, através do trabalho de importação e prensagem de música internacional da Telectra.
30.03.2021
Vira o disco e não toca o mesmo: Xico Soares
Conversa com o vocalista dos Xeque-Mate à volta de um dos discos mais valiosos do arquivo da Fonoteca, que é também um álbum pioneiro no seu género: Em Nome do Pai, do Filho... e do Rock'n'Roll
18.02.2021
Um homem do renascimento chamado Mário Moniz Pereira
Treinador de atletas e compositor de fados, Mário Moniz Pereira foi uma figura incontornável do século XX português. No mês em que se celebra o centenário do seu nascimento, a Fonoteca Municipal do Porto revisita o seu legado musical.
20.01.2021
Coleção à descoberta: Para além do Boom
Marta Rocha e Pedro Paulos, dos Brandos Costumes, contam uma outra história da explosão do rock português através da música de Ananga-Ranga, Tantra, Seilasié, Tilt, Iodo, Guarda Branca, Damas Rock e UHF