Música Sacra dos Monges Tibetanos - Fonoteca Municipal do Porto

Isabel Pereira

16 Julho 2024

Templos de Bodh Gaya, Dharamsala e Swayambunath
Nos planaltos e mosteiros do Tibete, entre rituais e cultos de monges devotos, persiste uma forte tradição musical enraizada na herança cultural Budista. O Tibete, outrora dono de um império na Ásia Central tem na história dos seus últimos séculos ainda um dos mais atuais episódios da luta contra o imperialismo. Atualmente designado de região autónoma, sofreu várias divisões sociais, culturais e até geográficas durante o século XX. No Tibete, acredita-se que a música tem uma força secular, que cura e promove harmonia entre as suas comunidades. À civilização tibetana pertence um sistema de crenças baseado na veneração dos seus ancestrais, a quem a música desempenhava um papel central na tranquilização do espírito. A expressão musical a par das suas raízes e do entretenimento, é também uma forma de afirmar a identidade cultural de um povo face a uma ameaça à sua identidade, pluralidade e riqueza. Perante um contexto de repressão, a música faz-se resistência.
As civilizações da Ásia Central sempre colocaram muito ênfase no poder da fala, onde as palavras entoadas transcendem simples descrições do mundo objetivo. No Tibete, chama-se Zokkay o que poderemos caracterizar como um canto sagrado com um poder central e criativo enquanto instrumento de pensamento. É um canto de acorde completo, multifónico que gera frequências hipnóticas de grande impacto. O povo tibetano, singular em sua prática, mantém viva essa habilidade vocal ao longo dos séculos.
imagem
Gérald Krémer, no disco lançado em 1976, apresenta um field recording que esclarece esta forma de canto. O registo inicia-se com um sopro breve, assemelhando-se a uma trombeta, geralmente tocada em locais elevados, que gera uma vibração profunda. Duas vozes juntam-se e são acompanhadas mais tarde pela percussão. Os tambores emitem batidas robustas e ressonantes, enquanto os pratos metálicos (silnyen) e os sinos (drillbu) contribuem com sons desconstruídos tocados de forma cíclica. Esta sinergia entre tambores orienta o fluxo da meditação enquanto que os sinos e os pratos marcam momentos chave do processo. Os instrumentos Tibetanos são tão significativos quanto a voz nesta tradição. Na capa do disco destaca-se um instrumentos de sopro: gya-ling, semelhante a um oboé. Um aspeto peculiar do gya-ling é ser sempre tocado em pares para que o som nunca seja interrompido, mesmo quando um dos músicos faz pausa para respirar.
Dentro deste panorama cultural rico, onde a expressão vai além dos interesses musicais ocidentais e permanece numa vontade de manifestação ampla cultural, o field recording destaca a grande importância da arquivação e criação musical. Ao capturar em tempo real momentos sagrados e autênticos, oferece-nos um testemunho palpável de presença e participação no respetivo evento.